terça-feira, 6 de novembro de 2012

Antropo-Ética e a Antropolítica na Educação

Um texto que fala da importância da educação na vida social do ser humano, escrito por  Nicolescu Basarab, físico teórico romeno, residente na França, fundador e Diretor do Centro Internacional de Pesquisa e Estudos Transdisciplinares (CIPET), co-fundador com René Berger, do Grupo de Estudos sobre Transdisciplinaridade na UNESCO.                            


      "O ser humano não pode ser percebido como apenas indivíduo, dissociado de sua espécie ou da sociedade na qual está inserido. Ele é formado pela junção dos três elementos – indivíduo-sociedade-espécie, que coexistem e se correlaciona mutuamente. A antropo-ética, ou a ética do ser humano propõe a humanização da humanidade. O homem passa a perceber-se como parte e todo, indivíduo que faz parte da espécie humana, inserido em sociedade e como tal, criador e criatura de uma cidadania planetária, da consciência do impacto que suas ações e idéias podem causar no planeta e na humanidade. Isso tudo implica em um urgente repensar e refletir sobre a ação do homem enquanto espécie e indivíduo. Faz-se necessário uma visão não fragmentada dos problemas mundiais, para poder perceber-se a amplitude da questão. Entra aí a importância da antropo-ética para a educação, pois concorrerá para a formação de um novo homem, consciente da necessidade de repensar a ordem vigente que está degradando nosso planeta, nosso destino final. A ética do ser humano conduz à construção de um mundo melhor, despertando no educando a consciência de que a autodestruição da espécie é algo já palpável e provável, se não houver mudanças de mentalidades e de valores. Se a escola forma cidadãos que atuarão na construção da sociedade, que esta forme cidadãos éticos e capazes de mudar o rumo que a humanidade erroneamente traça para si.

        A política pautada na ética promove um trabalho de conscientização de todos os males que já são praticados e que ameaçam a vida planetária. A antropolítica objetiva o repensar dessas ações, levando a conscientização de que somos parte integrante do ecossistema e toda ação negativa sobre este, nos afetará diretamente, enquanto indivíduo e espécie humana. O campo ideal para a disseminação dessa tomada de consciência é a educação, que difunde valores e princípios éticos. É nessa área que a ética deve e pode ser efetivamente vivenciada, promovendo a humanização das relações e a construção de um mundo permeado de relacionamentos  harmônicos e éticos.

BASARAB, Nicolescu. Reforma da Educação e do Pensamento: Complexidade e Transdisciplinaridade. Disponível em:
http://www.juliotorres.ws/textos/teoriadacomplexidade/ReformaDaEducacao-e-DoPensamento.pdf
_____________ Manifesto da Transdisciplinaridade. São Paulo: Trion, 1999.
MORIN, Edgar. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. São Paulo: Cortez,2000.
______________ A Cabeça Bem-Feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8ª ed. RJ: Bertrand Brasil, 2003”
(Ana K R) http://www.recantodasletras.com.br/artigos/2092665"  acessado 30/10/2012

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